Como os Dinossauros Morreram

Dr. Jared Wood, diretor do Dinosaur Science Museum na Southwestern Adventist University, mostra aos jovens patronos alguns dos materiais da exposição.  Foto cedida pela Southwestern Adventist University


Todo verão, Jared Wood, diretor do Dinosaur Science Museum da Southwestern Adventist University e Arthur Chadwick, diretor do Dinosaur Excavation Project da SWAU, junto com Keith Snyder, presidente de Biologia da Southern Adventist University, lideram uma escavação de dinossauros no Hanson Ranch em Wyoming . Este é um projeto de pesquisa colaborativa em andamento, e eles reuniram uma grande quantidade de dados ao longo dos anos. Esta pesquisa levou à publicação de um artigo intitulado "Mais de 13.000 elementos de um único osso ajudam a elucidar a desarticulação e o transporte de um Edmontosaurus tanatocoenose" para PLOS One , um jornal científico de acesso aberto revisado por pares publicado pela Biblioteca Pública de Ciência.

Este artigo representa aproximadamente 20 anos de pesquisa do Dinosaur Science Museum e do Dinosaur Research Project. O Projeto de Pesquisa de Dinossauros se refere à escavação e pesquisa de dinossauros que ocorre todo verão em Wyoming. Estudantes e membros da comunidade podem comparecer e participar deste projeto. O SWAU se envolveu neste projeto em 1997 e começou a oferecer uma aula de dinossauros dois anos depois, em 1999. O Dr. Arthur Chadwick foi o primeiro professor do SWAU a trabalhar neste projeto de pesquisa, e o Dr. Wood o mantém como diretor desde 2018.

O principal objetivo de pesquisa do artigo é um exame tafonômico do depósito. Tafonomia é o estudo do que os animais estavam fazendo quando morreram, como morreram e o que aconteceu depois que morreram. Equipamento de GPS de alta precisão é usado para catalogar a localização de cada osso com uma precisão de um centímetro para aprender mais sobre como os ossos terminaram em seus locais finais.

“Todo mundo quer saber como milhares de ossos foram parar em um local. Finalmente, podemos dar-lhes uma explicação científica ”, afirma o Dr. Wood. “Este artigo mudará a forma como os ossos são estudados e permanecerá importante nos próximos anos. Já tem cerca de 3.000 visualizações no site da PLOS One , o que é uma loucura! ”

O artigo cobre o método usado para escavação e detalha os tipos de ossos que foram encontrados no banco de ossos do rancho Hanson. Por causa do grande número de fósseis recuperados, agora há uma visão mais profunda de como tantos ossos foram parar em um local. Os autores levantam a hipótese de que todos os dinossauros escavados nos leitos de ossos principais foram mortos em um evento aquático catastrófico e subsequentemente realocados por um evento secundário. Leitos de ossos semelhantes depositados por inundações também foram documentados no Canadá. 

Como curador e diretor do Dinosaur Science Museum localizado no campus SWAU, o Dr. Wood lida com a logística associada à operação da escavação em Wyoming. Todos os verões, o Dr. Wood e o Dr. Chadwick passam um mês no Wyoming liderando uma equipe de estudantes e membros da comunidade que podem contribuir para este projeto.
O Dinosaur Science Museum apresenta ossos que foram encontrados durante as escavações de verão, e um catálogo com cada osso pode ser encontrado aqui 
.
Outras pesquisas continuarão a ser realizadas nas outras pedreiras localizadas na fazenda em Wyoming, o que significa que outras espécies também serão estudadas da mesma forma.

Para ler o jornal, clique aqui . Para saber mais sobre o Dinosaur Science Museum and Research Project em Wyoming, clique aqui .

Postagem Anterior Próxima Postagem