Por que Jesus ainda não voltou?


“Voltarei outra vez”. A promessa tem quase dois mil anos. Gerações sucederam gerações. Desde a geração dos discípulos de Jesus milhares de cristãos creram e aguardaram com ansiedade o cumprimento dessa promessa. Hoje milhões anunciam e esperam o retorno de Jesus.


Mas por quê Jesus ainda não voltou? Estaria Ele está atrasado?


Convém lembrarmos que “a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe.” Marcos 13:32. Mas Deus, o Pai, sabe. A Bíblia garante isto.


Certa ocasião os discípulos quiseram saber quando Jesus regressaria, qual seria a data do Seu retorno (Mateus 24:3). Jesus então apresentou uma relação de acontecimentos que serviriam de sinais de que o retorno estaria próximo.  Aproximadamente 100 textos nas Escrituras falam dos “sinais” que Ele deu da Sua vinda e da atitude que as pessoas deveriam tomar sabendo da proximidade da Sua volta. Entre esses sinais Jesus relacionou as grandes crises internacionais, as guerras e rumores de guerras; fome e epidemias em todo o mundo; a multiplicação da iniqüidade, o amor desaparecendo do coração do ser humano.


Deus nunca deixou de cumprir Suas promessas. Em nenhum momento as profecias se cumpriram fora da data marcada. Jesus nasceu na plenitude dos tempos, ou seja, na época certa (Gálatas 4:4). Paulo, em Romanos 5:6, diz que a morte de Jesus também “se deu no tempo exato”.  O tempo de graça e oportunidade para o povo de Israel teve o seu cumprimento exato conforme fora profetizado a Daniel. As fases distintas da igreja cristã foram claramente definidas no Apocalipse. E tudo aconteceu como havia sido profetizado.


O relógio de Deus não está atrasado. O apóstolo Pedro chegou a mencionar que no fim dos tempos alguns apostariam da fé e zombariam dessa aparente demora. Foi, porém, enfático ao escrever: “Não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.” Segunda Pedro 3:9.


Hoje os sinais mencionados por Jesus e pelos escritores da Bíblia apontam o Seu retorno para breve. Jesus está às portas. Em breve Ele voltará. Na hora certa, no momento certo. Na plenitude dos tempos. Conforme o planejado por Deus. Por isso devemos estar preparados. Agir e viver como se Jesus viesse hoje. Os que O amam considerarão estas coisas com seriedade e com a ajuda de Deus estarão “vigiando” até que Ele venha. Mateus 24:42.


Jesus ainda não voltou. Talvez esteja esperando por você. Pelo seu preparo. Oferecendo a você mais uma chance, mais uma oportunidade. 


Fonte: Pr. Montano de Barros

Faça o download deste sermão em PDF


Postagem Anterior Próxima Postagem